InícioAplicativosComo investir em Bitcoin

Como investir em Bitcoin

O bitcoin é considerado o ativo com a maior valorização da história. O fazedor de verdadeiras fortunas. Mas como investir em Bitcoin?

Em certos aspectos ele é como um investimento comum. Mas por outro, tem várias peculiaridades.

E não apenas isso, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.

Portanto, saber esses detalhes pode ser a diferença entre ficar milionário ou totalmente endividado.

Então, se você não quer fazer parte daqueles que começaram com o pé errado, leia esse guia até o final.

Porque você vai aprender tudo sobre como investir em Bitcoin

Qual o Bitcoin tem de diferente dos outros investimentos

Esse artigo não é uma recomendação de investimento. Ele é apenas um guia instrutivo de como realizar na prática a compra de um ativo. Se você busca aconselhamento de investimento, procure um consultor credenciado pela CVM.

O que torna o Bitcoin extremamente único em relação a outros investimentos é que ele é um ativo exclusivamente digital.

Isso significa que não existe nenhuma representação física da sua existência. Nem um pedacinho de papel.

Por isso ele é muito diferente de uma ação, por exemplo. Uma ação representa uma parte da sociedade de uma empresa.

Além disso, ele também não é como uma das comodities convencionais. Ele não é um título que simboliza uma quantidade de um grão ou de petróleo. E também não é como uma moeda de papel, que pode ser quantificada.

O Bitcoin não é nada além de um número no computador. Então, como ele pode ter algum valor?

A Blockchain

O que torna o Bitcoin um ativo de valor é uma tecnologia conhecida como Blockchain.

Mas o que a Blockchain tem de especial?

A Blockchain é um registro de todas as transações já feitas com qualquer Bitcoin. E é impossível alterar qualquer uma dessas informações.

Isso funciona porque o Bitcoin não é controlado por uma empresa. Ele é controlado por todos os computadores da rede, espalhados ao redor do mundo.

E para algo ser colocado na Blockchain, todos computadores da rede precisam concordar com isso.

Ou seja, se alguém mudar uma informação na própria versão da Blockchain, ela vai ficar diferente de todas as outras e o erro vai ser rapidamente encontrado.

Resumindo, tudo isso significa que cada Bitcoin tem um dono e mais ninguém tem acesso a ele. Exatamente como se você tivesse uma barra de ouro na sua casa.

Mas é ainda mais seguro, porque para roubar sua barra teriam que invadir todas as milhões de casas espalhadas pelo mundo.

A carteira de Bitcoins

Entendido como funciona a Blockchain, você pode entender o que é uma carteira. Uma carteira é um endereço dentro da Blockchain. É através desse endereço que é identificado de quem é cada Bitcoin.

Em outras palavras, cada Bitcoin pertence a uma carteira. E somente quem tem acesso a carteira tem acesso aos Bitcoins dentro dela.

Quando uma pessoa decide vender o seu Bitcoin ou comprar algo usando-o como moeda, o Bitcoin é enviado da carteira da pessoa, para a carteira da outra.

Portanto, o primeiro passo para investir em Bitcoin é criar uma carteira. E existem muitas maneiras de fazer isso.

Esse guia não vai se aprofundar nesse tópico, porque gastaria muito espaço. Mas será feito um guia no futuro exatamente sobre isso.

Por enquanto, basta saber que existem sites especializados para isso.

Entretanto, fazer uma carteira não é a única forma de ter acesso aos Bitcoins. Mas é a forma mais segura. Porque é a única forma de garantir que os seus Bitcoins nunca serão roubados.

Quando o Bitcoin não está na sua carteira, ele está na carteira de outra pessoa. E, dependendo do que acontecer, você perderá acesso aos seus Bitcoins.

Por exemplo, é isso que acontece se você deixar os seus Bitcoins em uma corretora. Mas muita gente faz isso, por uma questão de praticidade. Mas os riscos existem.

O que os especialistas aconselham é que se retire grande quantidade de Bitcoin das corretoras o mais rápido possível e guardar em uma carteira segura.

Como comprar Bitcoins

O próximo passo em como investir em Bitcoins é lógico.

Agora você já tem onde guardar os seus Bitcoins. Falta saber como ter acesso aos Bitcoins para colocar na sua carteira.

Como se compra um Bitcoin? É isso que você vai aprender agora.

Primeiramente, você não precisa comprar uma unidade de Bitcoin. Como ele é uma modeda digital, ele pode ser facilmente dividido.

Ou seja, você pode ter meio Bitcoin, um quarto de um Bitcoin ou qualquer outra fração que conseguir pensar.

Por isso, não se preocupe quando vir o preço de 1 Bitcoin igual a vários milhares de Reais. Você pode comprar tão pouco quanto quiser. Pense como se fosse os centavos de Bitcoin.

Entendido isso, a forma mais simples de obter um Bitcoin é recebendo-o (ou uma fração dele) de alguém. Para isso, a pessoa irá enviar o Bitcoin diretamente para a sua carteira, usando um código especial feito para isso.

É como se fosse a sua chave PIX ou número da sua Conta Bancária.

Mas como não existem muitas almas caridosas por aí dispostas a dar de graça seus Bitcoins, a maior parte das pessoas precisa comprar uma quantidade.

E para isso, o processo mais simples é o explicado acima. A diferença é que você irá pagar o valor correspondente na moeda combinada, de uma das formas convencionais.

Entretanto, embora muito simples, esse processo é pouco prático. Porque você precisaria encontrar alguém que tenha Bitcoins e esteja disposto a vender. E isso é, muitas vezes, quase impossível.

Então o que fazer?

Onde comprar os Bitcoins

Para facilitar a compra e venda de Bitcoins é que se criou as corretoras. Uma corretora de criptomoedas, como o Bitcoin, funciona de forma muito parecida com uma corretora de investimentos comum.

Nela, você consegue depositar o seu dinheiro e comprar e vender de milhares de outras pessoas.

Portanto, a forma mais rápida de conseguir comprar uma quantidade de Bitcoin é criando uma conta em uma corretora e comprar dentro dela.

Entretanto, essa parte precisa ser feita de maneira muito cuidadosa. Porque existem muitas corretoras pequenas e nem todas são confiáveis.

Além disso, muitas delas são pouco seguras e estão vulneráveis a roubos. Só que se os seus Bitcoins forem roubados, pode se dizer que é impossível de recuperar.

Opções alternativas

Talvez tudo isso que se explicou nesse guia seja muito complicado para você. Mas você ainda gostaria, por seus motivos, de investir em Bitcoin.

Se você busca uma opção ainda mais facilitada, exista a opção de investir em um fundo ou uma ETF que investe em Bitcoin. Esse investimento pode ser tanto exclusivo, tanto como parte de uma gama maior de outros investimentos.

Assim, você estará um pouco exposto a criptomoeda, mas através de um intermediário. Nesse caso, através de formas de investimento mais tradicionais.

Porém, cabe mais uma vez a ressalva de que essa deve ser uma operação feita com muita atenção.

Primeiro, pelo risco de não ter a custódia pessoal dos seus Bitcoins.

Segundo, porque essa é uma das modalidades mais usadas para aplicar golpes com Bitcoin.

Inclusive, se você quiser saber mais sobre esses golpes, você poder dar uma olhada no nosso guia sobre como não perder dinheiro com Bitcoin.

Conclusão

Investir em Bitcoin é mais prático do que muita gente pensa. Exige certo esforço e estudo e talvez seja um pouco complicado para pessoas com menos facilidade com computadores.

Porém, não é nenhum processo super complexo, reservado para os maiores mestres da computação.

Além disso, devido a sua capacidade de ser fracionado, ele é acessível a qualquer investidor, independente de quanto dinheiro se tenha para investir.

Basta seguir os passos desse artigo.

Entretanto, vale ressaltar que o Bitcoin é um investimento arriscado. Ele tem um potencial de subida, mas também de queda.

Antes de fazer qualquer investimento, é importante conhecer muito bem o que se vai comprar.

Por isso, se o Bitcoin é algo que te interessa, antes de qualquer coisa, estude. Se possível, leia um livro sobre o assunto, como este que indicamos.

Lembre-se, o conhecimento é sempre o melhor investimento.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Popular

Comentários Recente