Você conhece o aplicativo do cadastro único? Se não, você precisa conhecer agora, porque ele é a porta de entrada para todos os programas sociais do Governo Federal.
Voltados para famílias de baixa renda, o Governo Federal tem uma série de programas de ajuda, bolsa, renda extra e financiamento. E muita gente quer participar desses programas.
O que não se conta é que para se cadastrar em qualquer um desses programas, não existe nenhuma forma de se inscrever diretamente.
É isso mesmo, se você quer receber, por exemplo, o Auxílio Brasil, não tem como se cadastrar para receber o benefício. E por isso muitos acabam confusos, achando que não podem receber o benefício.
Mas esse não é o caso. Por exemplo, as regras para quem pode receber o Auxílio Brasil são bem simples e amplas. Você pode aprender mais sobre quem pode receber o novo Bolsa Família no nosso artigo sobre ele.
A forma de ser escolhido para receber um desses benefícios é o Cadastro Único. Uma ferramenta criada pelo Governo Federal em 2003 e que concentra todas as informações dos diversos projetos sociais existentes.
Se você quer entender como funciona o cadastro único e como se inscrever no aplicativo, leia este artigo até o final. Você vai aprender um passo a passo de como instalar e se cadastrar no aplicativo do cadastro único.
Quem pode se inscrever no Cadastro Único
Não é qualquer um que pode se inscrever no Cadastro Único. O governo federal estipula uma série de regras que definem quem pode se cadastrar no programa.
Lembrando, que ao fazer o seu cadastro você não está automaticamente inscrito em um programa social. O seu cadastro será analisado e, dependendo dos parâmetros que você se enquadrar, você pode entrar em um ou mais programas sociais.
Especificamente, o Governo Federal estipula que todas as famílias com renda per-capita de até meio salário mínimo podem se inscrever no Cadastro Único.
Para quem não sabe, a renda per-capita é também chamada de renda por pessoa e é calculada dividindo o salário total dos moradores, pelo número de moradores da família. Ou seja, se duas pessoas moram numa casa, e o salário total é um salário mínimo, a renda por pessoa dessa família é de meio salário mínimo e eles poderiam se inscrever no Cadastro Único.
Além disso, caso você more sozinho e se enquadre na situação acima, você também pode se cadastrar. Assim como moradores de rua, com ou sem família.
Como se inscrever no aplicativo do Cadastro Único
Para se inscrever no aplicativo do Cadastro Único, você precisa ter um smartphone com sistema operacional Android ou IOS. Se você não tem certeza, não se preocupe, a maior parte dos celulares atuais possuem um desses sistemas.
Caso você não tenha acesso ao aplicativo, é possível acessá-lo também pelo site. Basta acessar o link https://cadunico.cidadania.gov.br em um computador.
Uma vez baixado o aplicativo ou acessado o site, você poderá realizar o pré-cadastro. Para finalizar o processo, você precisará comparecer a um dos postos de atendimento para apresentar os documentos
Passo a passo para baixar e cadastrar no aplicativo
- 1 – Vá ate a loja de aplicativos do seu celular ou tablet. Se o seu celular é Android, você precisará acessar a Play Store. Já os celulares da Apple, você deverá clicar na App Store.
- 2 – Pesquise por “Cadastro Único” e procure por um aplicativo de fundo azul, chamado apenas de Cadastro Único. Qualquer outro aplicativo com nome diferente pode ser um golpe. Também confira se o app pertence ao perfil oficial do Governo Federal, que aparece como “Serviços e Informações do Brasil”.
- 3 – Para acessar sua conta, abra o aplicativo e clique em “toque para iniciar”. O próprio aplicativo apresentará instruções que você precisa seguir. Então, no menu do aplicativo, clique em “pré-cadastro”.
- 4 – Agora, você deverá entrar com a sua conta do Gov.br. Leia e aceite os termos de compromisso e depois clique em “Ir para o pré-cadastro”.
- 5 – Agora é só preencher os dados da sua família seguindo as instruções do próprio aplicativo.
- 6 – Ao final, basta clicar em enviar cadastro.
Lembre-se que esse é apenas o pré-cadastro. Você ainda precisará comparecer a um dos postos de atendimento.