InícioBenefícios do GovernoQuem pode receber o Bolsa Família?

Quem pode receber o Bolsa Família?

O bolsa família é um dos programas de transferência de renda mais conhecidos do Brasil. Ele já beneficiou mais 10 milhões de família em situação de extrema pobreza desde 2003, quando foi criado. Mas quem pode receber o Bolsa Família?

O objetivo do programa é o combate a desigualdade social, um problema muito recorrente no Brasil. Mais do que apenas a diferença de salário entre população, o Bolsa Família busca ajudar famílias em condições consideradas sub-humanas.

Por isso, o programa foi criado junto com o Fome Zero, um programa maior que tinha a intenção de acabar com fome no Brasil.

No Bolsa Família, aqueles em situação de extrema pobreza recebem um valor em dinheiro todo mês, para complementar a renda familiar. Assim, ajudando as famílias a suprir suas necessidades básicas.

Por causa disso, não é qualquer um que pode receber o Bolsa Família. Neste artigo você vai descobrir quem pode receber o Bolsa Família. Se você pode receber o benefício. E o que mudou no último ano.

Bolsa Família ou Auxílio Brasil

Uma dúvida que muitos brasileiros estão tendo é a diferença entre o Bolsa Família e o Auxílio Brasil.

Em 2021 foi criado o programa Auxílio Brasil do Governo Federal. Um novo programa de redistribuição de renda para ajudar as famílias em necessidade.

A criação desse novo programa deixou muitos brasileiros confusos sobre a diferença entre os dois programas. Pois os dois programas são muito parecidos, com exceção de pequenos detalhes.

A verdade é que não existe muita diferença, porque o Auxílio Brasil é uma substituição do Bolsa Família. O Governo Federal apenas mudou o nome e algumas regras do programa em 2021.

Ou seja, o Auxílio Brasil é simplesmente o Bolsa Família com outro nome. Mas agora ele é gerido pelo Ministério da Cidadania.

Antes, ele era gerido pela SENARC e em conjunto com a união, os estados e os municípios.

Se você já era beneficiado do Bolsa Família, não precisa se preocupar. As famílias são registradas no Cadastro Único, que é independente do programa.

Todas as famílias que recebiam o Bolsa Família irão continuar recebendo o Auxílio Brasil.

E se você não recebia o Bolsa Família e se enquadrar na nova lista de quem pode receber o benefício, poderá receber o Auxílio Brasil também.

Quem pode receber o benefício

Os benefícios do Bolsa Família (ou Auxílio Brasil), são para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Com o novo programa, mais famílias poderão participar do programa e receber o valor mensal.

As novas regras para definir quem se enquadra no programa são apresentadas abaixo:

Extrema pobreza

São consideradas famílias em extrema pobreza aquelas que tem uma rende per-capita familiar de até R$ 105,00.

Essas são as famílias consideradas em estado de maior vulnerabilidade e os principais alvos do Programa de redistribuição de renda.

Essas famílias podem receber o benefício, independentemente, do número de filhos e da idade deles.

Pobreza

As famílias consideradas em situação de pobreza são aquelas que recebem uma renda mensal por pessoa de RS 105,00 a RS 210,00.

Entretanto, as famílias consideradas em situação de pobreza só poderão receber o benefício se tiverem gestantes, ou crianças e adolescentes de até 21 anos.

Condicionantes

Além das regras acima, todas as famílias precisam cumprir algumas condições para poder continuar recebendo o benefício.

As gestantes precisam fazer um acompanhamento pré-natal. E as crianças precisam estar com a vacinação em dia e fazer acompanhamento nutricional até os 7 anos.

Além disso, as crianças e adolescentes precisam estar frequentando a escola. E, dependendo da faixa etária, precisam de uma frequência escolar mínima, a qual varia de 60% a 75%.

Renda mensal per-capita.

Muitos brasileiros tem dúvidas sobre o que é a renda mensal per-capita medida pelo programa.

Para calcular essa renda da sua família, basta pegar o salário mensal recebido por todos os membros da família e somar.

Então, é só dividir o valor total pelo número de pessoas que moram na casa, incluindo crianças e adolescentes.

Esse valor final será o valor que vai definir se você poderá receber o benefício ou não, pelas regras do programa.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Popular

Comentários Recente