InícioFinanças5 passos para aprender a investir em ETFs

5 passos para aprender a investir em ETFs

Uma das categorias de investimento disponíveis para os investidores é o ETF. Mas muitos tem dúvidas sobre essa classe de ativos. Então esse é um guia para você quer aprender a investir em ETFs.

Entretanto, é preciso lembrar que esse artigo não é uma recomendação de investimentos. Nem está recomendando que você invista nesse tipo de ativo. Este é um guia educativo.

Assim, você pode tomar as suas decisões pessoais sobre investimentos de forma mais informada.

Portanto, se você tem interesse em ETFs ou quer entender tudo sobre eles, leia esse artigo com muita atenção.

O que você vai aprender nesse guia

Neste guia você vai aprender um passo a passo de tudo que precisa para começar a investir em ETFs. Você vai aprender o que é uma ETF e qual sua diferença para outros tipos de investimentos.

Além disso, você vai aprender as possíveis vantagens dessa classe de ativos, assim como suas desvantagens.

Você também vai aprender sobre os diferentes tipos de ETF e como começar a investir.

O que é um ETF

Primeiramente, precisamos começar pelo básico. O ETF é um ativo não muito conhecido e muitos tem dúvidas sobre o que ele é.

ETF significa Exchange Traded Fund. E, na verdade, é um fundo que investe em um conjunto de outros ativos.

Ou seja, ao comprar um ETF você compra uma cota de um fundo em que a empresa gestora investe em vários outros investimentos. É como se você tivesse comprando um grande pacote com vários investimentos dentro.

Por exemplo, um dos ETFs mais conhecidos é um ETF chamado BOVA11. Esse ETF investe na maior parte das maiores empresas da bolsa.

Portanto, ao comprar esse ETF, é como se você estivesse investindo, ao mesmo tempo, em todas essas empresas.

O grande diferencial dos ETFs é que geralmente eles seguem um índice. Por exemplo, o ETF BOVA11 que já se mencionou busca seguir o índice BOVESPA.

Quais as vantagens de um ETF

A principal vantagem que muitos consideram para os ETFs é a sua diversificação. Isso significa que, em média, eles têm a tendência de ser menos voláteis do que um único ativo.

Porque, na maioria dos casos, enquanto um ativo cair, outro provavelmente irá subir e eles se compensarão. Embora esse nem sempre seja o caso.

Portanto, eles podem servir como uma forma de diminuir o risco da renda variável.

Outra vantagem é que o ETF pode facilitar o investimento em vários ativos quando se tem pouco dinheiro para começar.

Em vez de ter que comprar cada um dos ativos separados, o que pode acabar ficando muito caro, o ETF oferece uma forma de investir menos dinheiro e ainda assim estar exposto a uma grande variedade de ativos.

No caso de ETFs que seguem o índice BOVESPA, ele é composto por mais de 70 empresas. Seria necessário muito dinheiro para se comprar apenas 1 ação de todas essas empresas.

Desvantagens dos ETF

Uma das desvantagens de investir em ETFs é que, ao mesmo tempo que oferece um risco menor de queda, um ETF também tem um menor potencial de subida.

Isso significa que é mais difícil ter o mesmo lucro que se teria em uma única ação, por exemplo. Porque o mesmo efeito de amortecimento para baixo também funciona para cima.

Entretanto, mais uma vez é preciso reforçar que isso é uma tendência. Ações individuais tentem a ser mais voláteis do que, por exemplo, todo o índice BOVESPA. Mas esse não é, necessariamente, sempre o caso.

Outro ponto negativo do ETF é que a empresa gestora cobra uma taxa de administração. Embora seja baixa em relação a fundos de investimento comuns, ainda é um custo que precisa ser levado em consideração.

Além disso, é importante mencionar que todo investimento em ETFs é tributado no imposto de renda em 15% sobre o rendimento. Enquanto com a compra de ações individuais, a tributação só ocorre em casos específicos.

Quais tipos de ETF existem

A maior parte dos ETFs replica um índice. Porém, existem duas principais distinções. Os ETFs de renda fixa e os de renda variável.

Os ETFs de renda fixa, como nome diz, replicam índices de renda fixa. Para isso, a empresa administradora investe majoritariamente em títulos, como o tesouro direto.

Já os ETFs de renda variável investem principalmente em ações. Existem diversos índices, compostos por diferentes tipos de ações e cada ETF replica um desses índices diferentes.

Vale destacar que cada índice apresenta características muito diferentes. Por isso, é preciso avaliar com calma sua composição.

No site de B3 é possível verificar exatamente as ações e sua proporção que compõe cada ETF.

Aonde comprar um ETF

As cotas de ETFs são negociados na bolsa de valores, assim como uma ação tradicional. Portanto, para investir em ETFs é preciso criar uma conta em uma corretora.

Existem diversas no mercado e cada uma oferece vantagens diferentes. Por isso, é importante pesquisar antes de escolher em qual se cadastrar.

Uma vez criada a conta, é possível adquirir uma cota através do home broker.

Como cada corretora funciona de maneira diferente, você pode tirar qualquer dúvida sobre como realizar essa operação na sessão de ajuda do site da corretora.

Como escolher o melhor ETF

Escolher o melhor ETF é um processo muito parecido com o de escolher uma ação ou qualquer outro investimento para sua carteira.

Primeiro, é preciso considerar o seu perfil de investidor e entender as suas necessidades e objetivos pessoais.

Você busca por mais rentabilidade? Mais segurança?

Responder essas e outras perguntas é fundamental para entender qual o investimento mais adequado para você.

Depois, é importante considerar a sua estratégia de investimentos. Existem diversas e a que você escolher irá impactar qual índice pode ser o mais interessante para você.

Por fim, é extremamente importante estudar a fundo o ETF. Confira seu histórico, a reputação da empresa ou profissional responsável pela gestão. Busque saber qual o rendimento ao longo do tempo e quais resultados são normalmente apresentados.

Então, compare essas informações com os passos anteriores. Avalie se estão de acordo com seus objetivos e estratégias de investimentos.

Conclusão

Investir em ETFs é uma das opções disponíveis para quem investe na bolsa de valores. Os ETFs replicam índices e são compostos por um conjunto de ativos.

Muitos investidores valorizam o ETF pela sua diversificação. Entretanto, é preciso ficar atento aos diferentes tipos de ETF.

Antes de realizar qualquer investimento é sempre importante estudar sobre o assunto e avaliar a opinião de especialistas.

Para exemplificar, Benjamin Graham defende em seu livro que os investidores que ele chama de defensivos comprem apenas ETFs. Já outros grandes investidores nacionais, não apoiam a compra dessa classe de ativos.

Portanto, é sempre importante avaliar bem as opiniões de especialistas, estudar o assunto e chegar a suas próprias conclusões.

Se você tiver interesse, é possível também buscar um consultor de investimentos certificado, que pode ajudar você a encontrar a melhor opção.

Porém, nunca abra mão de estudar, ao menos, um pouco por conta própria. E para isso, você pode comprar um livro.

Seguem abaixo a indicação de dois livros que abordam o tema ETFs.

O Investidor Inteligente

Como investir sem entrar em parafuso

Lembre-se o conhecimento é sempre o melhor investimento.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Popular

Comentários Recente