Warren Buffet é o maior investidor do mundo. E existem 3 lições de investimento que todo investidor deveria aprender com ele.
Contudo, apesar de ter esse título, Buffet é uma figura um pouco controversa no mundo dos investimentos.
Em outras palavras, existem pessoas que o idolatram e outras que dizem que seu método ficou mais do que ultrapassado. Mas qual dos dois grupos está certo?
Não posso afirmar nada, afinal, esse artigo não é uma recomendação de investimentos. Nem uma recomendação de uma teoria de investimentos.
Entretanto, independente de sua posição sobre ele, Warren Buffet merece respeito. Ele construiu a maior fortuna da história feita com investimentos.
Além disso, ele está sentado sobre uma pilha de dinheiro grande o suficiente para passar a AmBev do débito. Isso não é exagero, a Berkshire Hathaway possui em caixa mais de um bilhão de reais. Isso é maior que o tesouro de muitos países.
Por causa disso, todo investidor, iniciante ou experiente, tem que concordar com uma coisa: existe algo a ser aprendido com o maior investidor do mundo.
E neste texto você vai aprender as 3 maiores lições de investimento que aprendi com Warren Buffet.
Primeira lição: respeite as regras
É isso mesmo que você leu, regras. Essa é uma palavra um tanto quanto tabu entre os investidores. Mas ela se aplica aqui.
Geralmente, os investidores e influenciadores da área vão dizer que em investimentos não existem regras. Porque não existe nenhuma lei infalível que já tenha sido descoberta.
Existem vários teóricos, ramos e formas de pensamento. Mas não existe nenhuma lei universal que garanta que um lado esteja certo.
Entretanto, existem duas regras. Independente da sua vertente, você precisa seguir essas regras.
E essas regras são a primeira lição de Warren Buffet.
Para você entender essas regras, precisa ter duas coisas em mente. Primeiro, que elas são mais simples do que você espera. Segundo, que aplica-las é mais difícil do que parece.
Por isso, se você não quer cometer erros graves nos seus investimentos, preste muita atenção agora.
A primeira regra de ouro dos investimentos é: não perca dinheiro. A segunda regra de ouro dos investimentos é: não esqueça a primeira regra.
Sem mais, sem menos.
E a razão é fácil de entender. Se você perde 50%, você passa a ter metade do que tinha antes. Mas se você ganha 50% de volta, você não retorna para o valor original. Você tem apenas 75%.
Ou seja, se você tinha 100 reais e perdeu 50%, você fica com 50. Mas se você ganhar 50%, seus 50 viram 75. Você precisa de ter um ganho de 100% para voltar aos 100 originais.
Mas o que é mais fácil, ter um ganho de 50% ou de 100%?
Por isso, a primeira prioridade de todo investidor deve ser proteger o seu patrimônio. O seu primeiro passo não é aprender como ganhar e sim como não perder.
A maior parte dos investidores que vão a falência e perdem tudo, é porque não seguiram essa regra.
A segunda lição: invista no que você conhece
A segunda das lições de investimento extremamente valiosa de Warren Buffet e fundamental para você ser um investidor de sucesso é investir no que você conhece.
A maior armadilha que um investidor pode cair é entrar em um negócio desconhecido e ser pego desprevenido.
Uma das maiores causas de falência são investidores atraídos por promessas grandiosas, que acabam entrando em um golpe ou esquema de pirâmide.
Ou então, compram um ativo completamente desconhecido e promissor, mas que acaba não valendo nada.
Se você não quer perder dinheiro, como apresentado na primeira lição, você precisa conhecer o que você está investindo.
Entretanto, isso é mais profundo do que parece. Não é apenas uma questão de não cair numa armadilha. Talvez você saiba o suficiente sobre investimentos para evitar um golpe. Mas você conhece o negócio por trás de seus investimentos?
Buffet é um grande investidor em ações. Mas ele nunca compra a ação de uma empresa que ele não entende o negócio. Por isso ele sempre evitou comprar ações de tecnologia. Porque é um assunto que ele não entende.
Isso não significa que você deve fazer o mesmo. Significa que você deve investir naquilo que não conhece.
E isso vale para todo tipo de investimento. Por exemplo, tesouros diretos são considerados uns dos investimentos mais seguros. Porque é um dinheiro emprestado de um país.
Mas quando alguém vai fazer esse investimento precisa saber se o país que emite o título é um bom pagador ou tem histórico de calote. Além disso, é preciso entender o que é um tesouro direto e como ele funciona.
Por isso, se você quer saber mais sobre cada tipo de investimento, diminuindo sua chance de perder dinheiro com erros de iniciante, confira nosso guia sobre os 3 principais tipos de investimentos.
Terceira lição: invista em você mesmo
Essa é uma lição para investimento. Mas também uma lição para a vida.
Nenhum investimento é mais certeiro do que o que você faz em você mesmo.
Se você quer ser um investidor de sucesso, você nunca pode parar de aprender. Você precisa estar constantemente buscando novas informações e novos conhecimentos.
O conhecimento é único investimento com retorno garantido.
Para o maior investidor do mundo, uma das chaves do sucesso é ir para a cama um pouquinho mais inteligente todo dia. Assim, não só os seus investimentos podem ser melhores.
Você também vai se valorizar como pessoa.
Conclusão
Neste texto você aprendeu as três maiores lições de investimento que eu aprendi com o maior investidor do mundo.
Não perca dinheiro, invista no que você conhece e invista em você mesmo.
E se você quer aprender outras lições de Warren Buffet, você pode ler esse livro, ou esse aqui, do seu maior professor.
Uma das coisas que permeiam todas essas lições é o conhecimento. Então invista em conhecimento. E uma das formas de fazer isso é lendo os nossos outros guias.
Lembre-se, o conhecimento é o maior investimento.