Uma das formas de investimento mais comum é a compra de ações. Porém, uma das maiores preocupações dos investidores nesse tipo de ativo é com o seu preço. Embora o preço seja um parâmetro importante, neste texto você vai entender por que, na verdade, o preço de uma ação não importa.
Porém, antes de qualquer coisa, é preciso dizer que esta não é uma recomendação de investimentos. E não significa que você deveria investir em ações. Toda decisão de investimentos é pessoal e cada tipo de investimento é adequado para tipos diferentes de investidor.
Se você está interessado em saber mais sobre os tipos de investimento existentes, você pode ler o nosso guia sobre os 3 principais tipos de investimento.
Neste guia, falamos sobre como ações são considerados um investimento em renda variável. Isto significa que o valor de uma ação é flutuante. Ou seja, sobre ou desce ao passar do tempo.
Por isso, um dos maiores medos de muitos que compram ações é que o preço caia. Este texto irá discutir as razões e os significados para a queda no preço de uma ação. Também se discutirá as consequências disso para o investidor.
O que é uma ação
Antes de discutir o preço de uma ação, é importante discutir o que é uma ação. Muita das confusões e erros cometidos por investidores inexperientes são causados por um entendimento errado do que é uma ação.
Portanto, se você quer evitar cometer alguns erros básicos, preste muita atenção nos próximos parágrafos.
Uma ação é, de forma resumida, um direito a uma parte da sociedade de uma empresa. Ou seja, ser acionista é se tornar sócio de uma empresa.
Isso significa que comprar uma ação é comprar uma parte de um negócio.
A principal diferença é que, ao comprar uma única ação, você se torna um dos milhares de outros sócios da empresa. Contudo, você tem o direito a receber uma parte dos lucros da empresa.
Essa distribuição dos lucros é chamada de dividendos.
Logo, tudo isso significa que ação não é um simples pedaço de papel, ou um conjunto de 4 letras e um número. E saber disso faz toda a diferença para entender o preço de uma ação.
Como as ações são negociadas
Para se comprar uma ação é necessário ter acesso a uma corretora. Dentro da corretora, é possível comprar e vender todas as ações listadas na bolsa de valores.
A compra de ações pode acontecer de duas formas. Primeiro, comprando direto da empresa dona das ações. Essa operação é conhecida como IPO. Segundo, comprando de outras pessoas que possuem ações e por algum motivo desejam vender.
A primeira opção é muitas vezes restrita a certos participantes e é uma ocorrência pouco comum. Portanto, não se entrará muito a fundo na discussão sobre essa operação.
A segunda opção, a compra e venda entre detentores das ações é a forma mais comum de se adquirir uma ação.
Todos os dias, milhares de pessoas vendem e compram ações de diversas empresas. Essa negociação é intermediada pela corretora. É a corretora que faz a ponte entre as pessoas que querem vender e as que querem comprar.
Na prática, esse processo ocorre de forma automática. Entretanto, é importante saber o que ocorre por trás do simples apertar de um botão no site da corretora.
O preço de uma ação
Agora que você já entendeu como funciona a negociação das ações, você pode entender o que é o preço de uma ação.
O preço de uma ação é o valor médio que a maioria dos investidores na bolsa de valores está cobrando para comprar ou vender uma ação.
Esse é um conceito que pode parecer difícil de entender para algumas pessoas, mas na verdade é bem simples.
Quando você quer vender uma ação, você decide o preço pelo qual quer vender. Se alguém estiver disposto a comprar por aquele valor, a venda acontece. E o preço médio de todas as vendas que estão acontecendo ao mesmo tempo é o preço reconhecido daquela ação.
Ou seja, quando você vê no site da corretora, no jornal ou qualquer outra fonte, que o preço de uma ação é de, por exemplo, 100 reais, isso significa que 100 reais é o preço que a maioria dos investidores está vendendo naquele momento.
Quando o preço sobre ou desce, significa que os vendedores e os compradores estão aumentando ou diminuindo o preço que estão pedindo ou dispostos a pagar por aquela ação.
O significado do preço de uma ação
Uma metáfora muito conhecida para entender esse processo é a do sócio indeciso.
Imagine que você é dono de uma empresa e você tem um sócio. Porém, o seu sócio é extremamente indeciso. Esse sócio representa o mercado de ações.
Um dia, o sócio quer comprar a sua parte da empresa. No outro, ele quer vender para você a parte dele. Além disso, cada dia ele pede ou oferece um preço diferente.
Em momento, ele está muito otimista e quer pagar caro na sua parte. Uma hora depois, ele ficou pessimista e só aceita comprar sua ação por um preço muito baixo.
Isso significa que o preço de uma ação na verdade é apenas um número. O preço que as pessoas na bolsa de valores acham que vale determinada ação, em um determinado momento. E esse preço muda o tempo todo.
O preço de uma ação cair não significa perder dinheiro
Uma vez que você entendeu o significado do preço de uma ação, você pode entender qual o maior erro que um investidor em ações pode cometer.
Os investidores que não entendem o que é o preço de uma ação acham que, se o preço das ações que eles possuem cair, eles perderam dinheiro. Mas isso não é verdade.
Uma vez que você já tenha uma ação, o preço dela não faz a menor diferença para você. O preço só vai fazer diferença se você pretender vender as suas ações.
Se você quer vender suas ações, o preço é muito relevante. Por exemplo, ninguém quer vender por um preço menor do que pagou. Isso seria ter prejuízo.
Entretanto, você só vai ter prejuízo se vender a ação. Enquanto você não vender, você continua podendo usufruir dos benefícios daquela ação independente do preço.
É exatamente como acontece quando você compra um eletrodoméstico para a sua casa. Depois que você compra, ele é seu. Se o preço aumentou ou diminuiu depois que você comprou, não importa. Só importa, se você quiser revender o que comprou.
Conclusão
Muitos investidores se preocupam que o preço das ações caia depois que comprarem. Entretanto, o preço de uma ação é apenas o valor que a maioria dos investidores está cobrando por aquela ação naquele momento.
Portanto, se você não vender a sua ação você não teve prejuízo se o preço dela cair. O preço só será relevante para você caso decida revender a sua ação.
Ou seja, não é preciso ficar desesperado quando o preço de uma ação cair. Todo investidor em renda variável precisa estar ciente que o valor dos investimentos é variável. Pode subir e pode descer.
Outra ocasião que o preço é importante, é quando você quer comprar uma ação. Se você quer aprender mais sobre a compra de ações, você pode dar uma olhada neste livro.
Lembre-se, o conhecimento é sempre o melhor investimento.