Você gostaria de alcançar a liberdade financeira? Então você precisa aprender a investir seu dinheiro. Mais importante, você precisa aprender sobre os 3 principais tipos de investimento.
Entretanto, nem todo tipo de investimento é para todo mundo. Além disso, nenhum tipo de investimento falado aqui é uma recomendação para você.
O mais importante é que você conheça a fundo cada uma dos 3 principais tipos de investimento. Assim, você será capaz de tomar decisões informadas. Você vai saber se é algo que faz sentido para você ou não.
Assim, você pode começar a encontrar o seu caminho, para a sua liberdade financeira.
O que é um investimento
Primeiramente, é preciso que você entenda o que é um investimento. Porque é uma palavra que você tenha uma noção intuitiva do que significa. Porém, muitas pessoas nunca pararam para estudar o que realmente significa.
Investimento, aqui, significa a troca de dinheiro por um ativo. Por sua vez, um ativo é algo que permite a você ganhar ainda mais dinheiro.
Ou seja, um investimento é a compra de uma ativo capaz de gerar como retorno ainda mais dinheiro. Ou, em outras palavras, um investimento é um dinheiro que você gasta, para receber de volta uma quantia ainda maior.
Porque é tão importante que você entenda isso. Porque existem muitas coisas que as pessoas acreditam ser um investimento, mas não é.
O que não é um investimento
Muitas pessoas gastam dinheiro comprando coisas que acreditam ser um investimento. Mas essas coisas, na verdade, são apenas gastos. Tudo aquilo que não gerará um retorno maior no futuro é um gasto. Isso não é um investimento.
Talvez você já tenha pensado assim. Ou feito alguma dessas compras pensando ser um investimento. E não tem nenhum problema nisso.
Muitas dessas coisas são coisas boas. Muitas delas são coisas muito boas. E mesmo que tenha sido algo que você se arrependeu depois, a culpa não é sua.
É por isso que é tão importante adquirir conhecimento sobre o assunto.
Exemplos de compras que não são investimentos, são casas e carros. Preste atenção, ambos PODEM ser um investimento. Mas na maior parte das vezes não são.
Por exemplo, se uma pessoa compra um carro para trabalhar de motorista particular, isso é um investimento. Mas, se você apenas comprar o carro e vender por menos da metade do preço daqui a 5 anos, é um gasto.
Então, quais são os 3 principais tipo de investimento de fato?
Os 3 grandes tipos de investimento
Antes, você precisa entender que existem milhares de tipos de investimentos. E alguém inventa um tipo novo todo dia. O que você vai aprender aqui são os 3 grandes tipos.
Eles englobam diversas formas diferentes, mas que possuem algo em comum. E entender eles dessa forma simplificada é muito importante para você como investidor.
Isso porque, muitas vezes, os investidores iniciantes perdem muito tempo em dúvida sobre variações muito especÃficas. Mas, na verdade, essas variações são muito parecidas.
Então, por gastar muito tempo reparando em detalhes, você pode estar perdendo a oportunidade de aprender sobre uma grande variedade que poderiam ser muito mais interessantes para fazer você ganhar dinheiro.
Preste atenção nisso porque é algo muito importante.
A forma de avaliação correta é começar primeiro avaliando os grandes tipos. Então, você pode começar a entrar em detalhes entre variações mais especÃficas.
Por exemplo, em vez de gastar meses tentando decidir entre duas ações especÃficas, você deveria descobrir primeiro se você deveria ou não investir em ações.
Se ações são um investimento que não faz sentido para você, então qual delas você escolhe não faz diferença.
O primeiro tipo
O primeiro dos tipos de investimento é o empréstimo. Muitas pessoas também chamam de investimento em renda fixa.
Em todas as diferentes modalidades em que ela ocorre, a ideia é sempre muito parecida. Na renda fixa, você empresta dinheiro para alguém e recebe de volta depois de um tempo com juros.
Esse é um investimento muito simples e muito intuitivo de se entender. Ele também costuma ser considerado de baixo risco. Mas fique atento, porque isso nem sempre é verdade.
Alguns empréstimos podem ser arriscados, caso quem está pegando emprestado não pague o dinheiro devido.
Para você entender melhor, quando você empresta dinheiro dessa maneira, você compra um tÃtulo. Esse tÃtulo é um pedaço de papel que dá a você o direito de receber aquele valor de volta no futuro, mais juros.
Um exemplo clássico de empréstimo é o Tesouro Direto.
A segunda forma de investir
O segundo tipo de investimento é a sociedade.
Nesse tipo de investimento, você compra o direito de ser dono de um negócio. Ou seja, você compra o direito de receber parte dos lucros de um empreendimento.
Entretanto, essa compra pode ser feita de duas maneiras diferentes. Essas maneiras são a forma direta e a indireta.
A primeira maneira geralmente é feita por Investidores de grande capital. Esses investidores muitas vezes também são donos de outras grandes empresas. Entretanto, esse não precisa ser o caso.
Um exemplo clássico dessa maneira são os vários programas na televisão em que um investidor compra uma parte de uma empresa menor e ajuda ela a crescer.
Já a segunda maneira, é a mais acessÃvel a maioria das pessoas. Esses investimentos indiretos são feitos através de um intermediário. O maior exemplo deles é a bolsa de valores.
Através da bolsa, qualquer pessoa pode comprar uma porcentagem de uma grande empresa, e até mesmo de um imóvel comercial. O maior exemplo nesse caso são as ações.
O terceiro jeito de investir
O terceiro tipo de investimento são as commodities. Muita gente escuta esse nome no jornal, mas não sabe o que significa.
As commodities são recursos que possuem um valor para a sociedade. Além disso, existem dezenas de tipos completamente diferentes de commodities.
Por exemplo, commodities podem ser recursos como barris de petróleo, sacos de grãos, cabeças de gado, ouro e até mesmo criptomoedas.
Inclusive, caso você tenha interesse de aprender mais sobre criptomoedas, vale a pena conferir esse artigo sobre o preço do bitcoin
O investimento em commodities é feito comprando uma quantidade desse recurso, ou um tÃtulo que dá a você o direito sobre uma quantidade.
Isso porque, se você não tiver uma fazenda, é difÃcil receber na sua casa uma centena de sacos de soja, ou um rebanho de ovelhas.
Geralmente, espera-se ganhar dinheiro com commodities de duas maneiras. A primeira, é como proteção. Muitas commodities, como o ouro, são conhecidas por geralmente preservar o seu valor em crises.
Além disso, outra opção é ganhar com a valorização do preço do produto e vender mais caro. Por exemplo, quando uma pessoa compra um bitcoin por um preço e vende caso ele fique muito mais caro.
Conclusão
Agora você conhece de forma geral os 3 principais tipos de investimento.
Neste texto, você viu que cada tipo funciona de formas diferentes, apresenta possibilidades de ganho diferentes e riscos também diferentes.
É por isso que é tão importante conhecer a fundo cada um deles. Por isso, se você quer aprender mais sobre empréstimos e sociedades, indico você ler esse livro.
Além disso, se você quer aprender mais sobre commodities, você pode querer dar uma olhada nesse aqui.
Lembre-se, o investimento em conhecimento é o único investimento com retorno garantido.