InícioOrganização FinanceiraInvestimentos para iniciantes não existem

Investimentos para iniciantes não existem

Um conceito que muitas vezes surge na mente de certos investidores é a de investimentos para iniciantes. Não necessariamente usando esse nome. Mas a ideia é essa.

Entretanto, eu não leio mentes. Então, talvez você se pergunte como eu sei que esse conceito surge na mente de certos investidores. E essa seria uma ótima pergunta. Mas a resposta é muito simples.

Porque eu vejo vários influenciadores digitais dando conselhos sobre investimentos na internet. E dá para perceber facilmente esse conceito no meio desses “conselhos”.

Eu vou explicar melhor. Mas antes eu preciso deixar uma coisa muito clara. Duas coisas muito claras, para ser mais exato.

Primeiro, esse artigo não é uma indicação de investimentos. Nada do que está escrito aqui é uma indicação do que você deveria investir ou não investir. Essa decisão é pessoa e sua.

Segundo, se você já pensou da maneira que eu vou explicar nesse artigo, não se sinta mal. A culpa não é sua. A educação financeira no brasil é horrível. E é uma das razões pela qual o guia de investimentos existe.

Entretanto, se você pensava que existiam investimentos para iniciantes, leia esse artigo com muita atenção. Esse é um conhecimento que vai abrir a sua mente sobre a forma como você percebe os investimentos.

Diagnosticando o problema

Antes de tratar uma doença, é preciso diagnosticá-la. E eu percebo os sintomas de um problema muito grave.

Então, é preciso começar entendendo qual é esse problema. E eu vou provar para você que esse problema existe.

A principal evidência desse pensamento, está na constante pergunta, em toda sessão de comentários, de qualquer conteúdo sobre investimentos na internet.

“No que investir quando você tem pouco dinheiro?”

Essa é uma pergunta tão comum, que eu até escrevi um guia sobre como investir com pouco dinheiro. E foi inclusive ao escrever aquele artigo que eu percebi que precisava falar sobre este assunto.

Além disso, vários influenciadores da área de finanças já fizeram incontáveis vídeos no estilo “no que eu investiria se estivesse começando do zero.”

Mas perceba que por trás de tudo isso tem um pensamento em comum.

A ideia de que o melhor investimento quando você tem pouco dinheiro é diferente do melhor investimento quando você tem muito dinheiro.

Ou seja, quando alguém faz um vídeo dizendo no que investiria caso começasse do zero, essa pessoa está fazendo uma afirmação muito clara. Ela está dizendo que tem uma diferença entre o investimento de um iniciante e um investidor experiente.

Caso contrário, o vídeo teria 30 segundos. E a resposta seria: “na mesma coisa que eu invisto atualmente”.

O problema é que a maioria das pessoas não percebe que está pensando dessa maneira.

Por que investimentos para iniciantes não fazem sentido

Antes de investir em qualquer corretora, você precisava fazer um teste. Esse teste vai determinar o seu perfil de investidor e quais investimentos a corretora vai te oferecer incialmente.

Porém, perceba que esse teste vai dividir os investidores em 3 grupos. Investidores conservadores, moderados e arrojados.

Não existe absolutamente nenhuma classificação entre iniciantes, amadores ou experientes e avançados. Mas muitas pessoas cometem o erro de achar que isso é algum tipo de etapas.

Como se você começasse como conservador, depois evoluísse para moderado e por fim se tornasse arrojado. Mas em nenhum lugar está escrito que esse seja o caso.

Sim, um investimento classificado como conservador busca um risco menor. Mas quem foi que disse que necessariamente existe uma correlação entre tempo como investidor e risco?

Você pode argumentar que um investidor com mais tempo no mercado possui mais experiência e consegue lidar melhor com o risco. E por um lado isso pode ser verdade.

Mas por outro lado, a maioria dos investidores iniciantes começa com pouco dinheiro. O que é mais provável de representar um maior risco a vida financeira de alguém. Investir errado e perder 50 reais, ou perder 50 mil reais?

Com isso eu não estou querendo dizer que não existe nenhuma relação entre experiência e risco. Tanto é que existe uma pergunta sobre há quanto tempo você investe no teste de perfil de investimentos.

O que eu querendo dizer é que este é apenas um dos fatores. Cada caso é um caso. E não necessariamente o perfil de investidor vai mudar com o tempo.

Como encontrar o melhor investimento se você é iniciante

O maior problema para mim desse tipo de pensamento é que ele condiciona a mente a tomar decisões baseadas em princípios errados.

Por exemplo, muitos especialistas recomendam que as pessoas diversifiquem seus investimentos. Então vamos supor que esse seja um bom princípio de investimento.

Se você for um iniciante ou um investidor profissional, esse princípio deveria valer da mesma forma. Então, caso você concorde com isso, esse seria um princípio que deveria te guiar desde o primeiro dia.

Mas como as pessoas acreditam que existe algo especial no fato de estar começando, elas desviam o foco para tentar encontrar os melhores investimentos para iniciante. E não os melhores investimentos. Ponto.

Falando dessa forma, eu tenho certeza que a maioria das pessoas concordaria. Mas, na prática, dá para perceber que elas agem de forma totalmente diferente.

Porque, na verdade, os investidores querem dizer uma de duas coisas muito específicas, quando pensam em investimentos para iniciantes.

O que as pessoas realmente querem dizer com investimentos para iniciantes

Quando os investidores dizem que é assim que eles fariam caso estivessem começando, ou quando alguém pergunta no que investir com pouco dinheiro, existe um de dois pensamentos por trás.

Ou se está preocupado em encontrar o investimento com o menor risco possível. Ou se está buscando o investimento com o maior retorno possível.

Porque, na realidade, é isto que as pessoas pensam. Elas pensam que o iniciante não sabe o que está fazendo, e por isso precisa de um investimento com baixo risco. Para proteger ele de si mesmo.

Ou elas pensam em achar o maior rendimento possível, para ganhar dinheiro o mais rápido possível. E, assim, deixar de ter pouco dinheiro.

Mas, quando se tem essa mentalidade, é um desses dois princípios que vai guiar as decisões ou os conselhos de investimento. E nenhum desses princípios é um princípio saudável para um investidor.

Entretanto, todo investidor experiente e bem informado sabe disso. É por isso que esses mesmos influenciadores não recomendam as pessoas a ter essas visões extremadas.

Mas, por algum motivo, elas esquecem disso, só porque se trata do primeiro investimento.

Entretanto, uma boa decisão de investimento, que faça sentido para você, para o seu perfil, para os seus objetivos, é uma boa decisão seja o seu primeiro investimento ou seja o milésimo.

E, se você não entender isso e manter a mentalidade de que as coisas são diferentes porque você está começando, você provavelmente vai tomar decisões que vai se arrepender depois.

Porque uma das razões para não pensar em investimentos para iniciantes é que todo investimento tem consequências de longo prazo. E no longo prazo você não será mais um iniciante.

Conclusão

Existe um problema grave entre muitos investidores, mas difícil de identificar. Acreditar que existe uma diferença fundamental entre um investidor iniciante e um experiente.

E, por consequência, que as decisões de investimento do investidor iniciante são tomadas de um jeito diferente. Ou seja, que a melhor decisão para ele é diferente pelo fato de ser iniciante.

E essa abordagem é problemática por uma série de motivos. Primeiro, porque não leva em consideração vários outros fatores. Segundo, porque essa visão errada leva a se basear em princípios ruins.

Por isso, se você é iniciante, busque estudar e encontrar uma filosofia de investimento que faça sentido para você. Que faça sentido para você tanto agora, quanto no futuro.

Por isso, muitas vezes, o melhor primeiro investimento é em um livro. Ou em um curso sobre investimentos. Algo que vai realmente trazer um benefício de longo prazo.

Eu recomendo sempre investir em livros. Se você prefere um livro mais simples, eu sugiro esse. E caso prefira um mais completo, recomento esse.

Lembre-se, o conhecimento é sempre o melhor investimento.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Popular

Comentários Recente